Novidades! 🆕

Eficácia e Aplicabilidade das Normas Constitucionais

Tenho observado uma tendência atual do CESPE em cobrar o tema eficácia e aplicabilidade das normas constitucionais nas provas realizadas este ano. Bem, mas o que é eficácia e aplicabilidade das normas constitucionais? É uma classificação vislumbrada pelo ilustre constitucionalista José Afonso da Silva. Para quem as normas constitucionais são classificadas, quanto ao grau de eficácia jurídica e aplicabilidade, em normas constitucionais de eficácia plena, de eficácia contida e de eficácia limitada. Vejamos doravante a classificação proposta:
 
 
NORMAS CONSTITUCIONAIS DE EFICÁCIA PLENA
 
As normas constitucionais de eficácia plena são aquelas que, desde sua criação (entrada em vigor da Constituição Federal ou da edição de uma emenda constitucional), possuem aplicabilidade imediata, direta e integral. Vale dizer, as normas constitucionais de eficácia plena, desde sua gênese, produzem, ou ao menos possuem a possibilidade de produzir, todos os efeitos visados pelo constituinte (originário ou derivado). São, portanto, autoaplicáveis. Tem aptidão para produzir todos os efeitos buscados pelo legislador constituinte, uma vez que conformam de modo suficiente a matéria de que tratam. Como exemplos, podemos citar os artigos 19; 37, caput; 53; e 230, § 2º.
 
 
NORMAS CONSTITUCIONAIS DE EFICÁCIA CONTIDA
 
As normas constitucionais de eficácia contida são aquelas que possuem aplicabilidade imediata, direta, mas não integral, uma vez que podem ter o seu alcance reduzido por atos do Poder Público supervenientes. Ou seja, no caso das normas constitucionais de eficácia contida, o legislador constituinte regulou suficientemente a matéria versada, mas possibilitou a atuação restritiva posterior por parte do Poder Público. São, também, autoaplicáveis. Parcela da doutrina as classificam em normas constitucionais de eficácia redutível ou restringível.
 
NORMAS CONSTITUCIONAIS DE EFICÁCIA LIMITADA
 
As normas constitucionais de eficácia limitada possuem aplicabilidade indireta, uma vez que dependem da emissão de uma normatividade futura. Ou seja, essas normas não produzem com a simples promulgação da Constituição ou da edição de uma emenda constitucional os seus efeitos essenciais, dependendo da regulamentação posterior que lhes entregue a eficácia, sendo qualificadas, assim, como normas não autoaplicáveis. A utilização de certas expressões como “a lei regulará”, “a lei disporá”, ou “na forma da lei” indicam que a vontade do constituinte precisa ser complementada para o ulterior efeito da norma constitucional.
As normas constitucionais de eficácia limitada subdividem-se em:
 
a) Normas constitucionais de eficácia limitada definidoras de princípios institutivos (ou organizatórios, ou organizativos): são aquelas que dependem de lei posterior para dar corpo a institutos jurídicos e aos órgãos ou entidades do Estado previstos na Constituição. Como exemplos, os artigos 88 e 102, § 1º. Essas normas podem assumir a natureza impositiva ou facultativa. As impositivas estabelecem um dever de legislar (arts. 33 e 88). Por seu turno, as facultativas trazem uma mera faculdade para o legislador (art. 22, parágrafo único).
 
b) Normas constitucionais de eficácia limitada definidoras de princípios programáticos (ou apenas normas programáticas): são as que estabelecem programas, metas, objetivos a serem desenvolvidos pelo Estado, típicas das Constituições dirigentes. Impõe um objetivo de resultado ao Estado – não diz como o Estado deverá agir, mas o fim a ser atingido. Como exemplos, os artigos 3º e 7º, IV.
É isso! Espero ter esclarecido o importante tema acima desenvolvido. Para a verificação da aprendizagem, convido a todos para a resolução das questões a seguir (todas de 2013). Bons estudos e fé na missão!
 
1. (CESPE/CNJ/Analista Judiciário/2013) A norma programática vincula os comportamentos públicos futuros, razão pela qual, no Brasil, todas as normas constitucionais são imperativas e de cumprimento obrigatório.
 
2. (CESPE/CNJ/Analista Administrativo/2013) O direito à saúde tem aplicabilidade mediata, uma vez que, desde sua inserção na CF, veicula um programa a ser implementado pelo Estado, que deve, para que esse direito produza todos os seus efeitos, editar lei infraconstitucional, o que caracteriza a disposição na CF sobre o direito à saúde como uma norma constitucional de eficácia contida, de acordo com a doutrina pertinente.
 
3. (CESPE/MPU/Técnico/2013) As normas programáticas, por sua natureza, não geram para os jurisdicionados o direito de exigir comportamentos comissivos, mas lhes facultam de demandar dos órgãos estatais que se abstenham de atos que infrinjam as diretrizes nelas traçadas.
 
4. (CESPE/ANS/Nível Superior/2013) Diferentemente das normas que definem os direitos individuais, as regras constitucionais que definem os direitos sociais são normas programáticas.
 
5. (CESPE/IBAMA/Analista Administrativo/2013) Uma norma constitucional que ainda necessita de edição de lei para estabelecer a forma na qual deve ser cumprida é denominada norma constitucional de eficácia limitada.
 
6. (CESPE/ANTT/Nível Superior/2013) Um exemplo de norma de eficácia contida, é aquela que pode ser restringida por Constituição ou legislação infraconstitucional, é o dispositivo constitucional que garante a livre escolha da profissão ou ofício, condicionando a referida liberdade às qualificações previstas em lei.
 
7. (CESPE/DPRF/Policial Rodoviário Federal/2013) A liberdade de exercer qualquer trabalho, ofício ou profissão, atendidas as qualificações profissionais que a lei estabelecer, é um exemplo de norma constitucional de eficácia limitada.
 
Gabarito
1. C
2. E
3. C
4. E
5. C
6. C
7. E
 
Luciano Dutra: É Advogado da União, membro da Advocacia-Geral da União. Professor de DireitoConstitucional com ampla experiência em cursos preparatórios para concursos públicos e pós-graduação. Professor do Gran Cursos.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Concursos Novos Abertos ☑️

-

As Lições Primordiais Para Passar Mais Rápido!

Multiplicação acelerada de conhecimento Aprenda 

Entenda e coloque em prática formas de adquirir conhecimento mais rápido, mesmo aprendendo múltiplos assuntos ao mesmo tempo

Preparações para a vitória 

Aprenda os mecanismos das fases internas e externas de um concurso, as carreiras e como você deverá se preparar

Uso das emoções para largar na frente

Mais do que a preparação intelectual, você saberá como utilizar suas emoções como estímulos para ultrapassar seus limites

As estratégias dos vencedores

Como utilizar na prática as táticas e caminhos que os primeiros lugares dos concursos fizeram e que você ainda não faz

Sucesso no Plano de Estudos

Você criará um plano de estudos vitorioso e muito rápido, para acelerar seus estudos e ganhar tempo frente aos concorrentes

Imersão nos bastidores dos concursos públicos

Entenda as etapas que definem os concursos e os principais conceitos que determinam os processos seletivos




Parceiros em Conteúdos para Concursos

                      




Dicas e Estratégias para Concursos Públicos.


Facebook

Conteúdos no Telegram


Participe do nosso grupo para alertas de concursos e conteúdos atualizados.

Fale Conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *